A venda de 123 planos de saúde de 28 operadoras será suspensa a partir do próximo sábado (16). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Segundo a ANS, a suspensão foi determinada porque as empresas não respeitaram os prazos máximos de atendimento aos clientes e negaram, indevidamente, algumas coberturas.
Os cerca de 1 milhão de consumidores que já possuem contratos dos planos suspensão terão o direito garantido, de acordo com a agência. O objetivo da medida é evitar novas contratações.
As empresas Unimed Paulistana e a Viva Planos de Saúde foram as que tiveram as maiores quantidades de planos suspensos. A Unimed Paulistana está proibida de vender 35 planos. No caso da Viva, a comercialização de 13 planos está suspensa.
O UOL entrou em contato com a Unimed e aguarda retorno; a reportagem não conseguiu, até o momento, contato com a Viva. A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) não se pronunciou sobre o assunto até a publicação desta reportagem.
A lista com todos os planos suspensos pode ser acessada no site da ANS (http://zip.net/bdpjnd).