Agora as crianças precisam de CPF para contratar um plano de saúde. Não apenas isso, o documento apresenta diversas vantagens. Veja como é simples fazer o CPF da criança.
O documento é necessário para atendimento médico gratuito pelo SUS, pois o cartão é baseado no número do CPF. Em caso de internação, se o menor não tiver o cartão do SUS, pode demorar e até dificultar o atendimento.
É muito importante fazer o CPF das crianças, já que o documento também é obrigatório para abrir uma conta no banco.
Por que precisa de CPF?
A resolução normativa 233/10 ANS descreve que todas as operadoras devem manter dados atualizados de todos os clientes, tanto maior como menor.
A ANS precisa controlar e obter dados atualizados sobre o comportamento comercial das operadoras.
O documento também facilita a identificar com mais agilidade os cadastros para checagem e autorização de procedimentos médicos, em ocorrências de pronto socorro e internações hospitalares.
Documentos exigidos
Os documentos exigidos para fazer o CPF das crianças são:
- Documento de comprovação da tutela do menor, caso não sejam os pais da Certidão de Nascimento;
- CNH ou RG do responsável;
- Certidão de Nascimento.
Como fazer o CPF?
É muito simples fazer o CPF das crianças, basta comparecer a uma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.
Ao apresentar a documentação, você receberá um número de protocolo para consultar o número de CPF pela internet. Em no máximo dois dias será gerado o número de CPF do menor, sendo possível imprimir o comprovante de inscrição.
É cobrado uma taxa de apenas R$ 5,50, porém não é emitido mais em cartão plástico, podendo o cliente mandar plastificar. É possível gerar e imprimir o comprovante de inscrição através do site da Receita Federal.
Vantagens de ter um CPF
O CPF apresenta inúmeras vantagens, as principais são:
- Abrir uma conta poupança;
- Emitir o cartão do SUS;
- O número fica para a vida toda.
Através de uma conta poupança, os pais já podem guardar dinheiro para o futuro da criança. O cartão do SUS é importante, pois o plano de saúde pode deixar a desejar. A numeração do documento nunca muda, mesmo que seja emitida uma segunda via.
Conclusão
Portanto, para os interessados em contratar um plano de saúde, o CPF é obrigatório para o menor de idade.
Caso não tenha o CPF, os pais podem solicitar ao órgão competente de sua cidade a emissão do documento da criança.
A solicitação pode ser feita em qualquer idade, desde recém nascidos até 17 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário