sábado, 14 de abril de 2012

Brasil terá 95 hospitais para aborto de anencéfalos até o final deste ano

Atualmente, país conta com 65 unidades que fazem aborto nos casos previstos em lei



Até o final deste ano o Brasil terá mais 30 hospitais, além dos atuais 65, qualificados para realizar aborto de fetos anencéfalos (sem cérebro), segundo o Ministério da Saúde.
As unidades hospitalares atendem ao SUS (Sistema Único de Saúde) e seus endereços não são divulgados para que a intimidade da paciente seja garantida, bem como para evitar constrangimento à equipe médica responsável pelo procedimento.
Segundo o ministério, esses 65 hospitais já realizam aborto nos casos previstos até agora na lei — em casos de estupro e risco de morte à mãe.
Os ministros do STF decidiram na noite desta quinta-feira (12), por maioria absoluta, 8 votos a 2, que o aborto de fetos anencéfalos (com má-formação no cérebro) não pode ser considerado crime. A decisão saiu depois de dois dias de julgamento, já que o processo começou a ser analisado na última quarta (11).

Esther Vilella, coordenadora da área técnica da saúde da mulher do ministério, falou sobre a capacitação de profissionais e mais 30 centros de saúde.
— Acreditamos que esse aumento ajudará a atender o crescimento da demanda. [...] Estimamos em mil as gestações anuais de fetos com anencefalia.
Em 2011 foram feitos nos centros espalhados pelo País 1.680 abortamentos legais. O governo reconhece que, com a decisão do STF, a procura crescerá, mas não a ponto de sobrecarregar o sistema de forma importante. Quando a gravidez ultrapassa 22 semanas, médicos realizam a chamada antecipação do parto.
— Qualquer hospital público que tenha profissionais preparados poderá atender a mulher.
Até hoje, a Justiça autorizou cerca de 10 mil abortos em casos de gestações de fetos com anomalias incompatíveis com a vida — na maioria dos casos, por anencefalia.
— Nos casos de aborto tardio, os cuidados devem ser maiores, daí a necessidade do preparo dos médicos.
O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo, Arlindo Almeida, afirmou que planos de saúde também farão o atendimento.
— Vamos aguardar somente a publicação da decisão do STF.
Atualmente, as operadoras de saúde já autorizam a interrupção da gravidez nos casos previstos em lei. Também atendem mulheres que precisam fazer a antecipação do parto.
Veja quantos hospitais fazem o procedimento por Estado:
Acre - 02
Alagoas - 01
Amazonas - 03
Amapá - 01
Bahia - 01
Ceará - 09
Distrito Federal - 01
Espírito Santo - 01
Goiás - 01
Maranhão - 04
Minas Gerais - 05
Mato Grosso - 03
Mato Grosso do Sul - 01
Pará - 02
Paraíba - 01
Pernambuco - 05
Piauí - 02
Rio de Janeiro - 01
Rondônia - 02
Rio Grande do Sul - 04
Rio Grande do Norte - 01
Santa Catarina - 01
Sergipe - 01
São Paulo - 11
Tocantins - 01
(Com informações da Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário