quinta-feira, 12 de julho de 2012

Hospital Sr dos Passos continua com portas fechadas


População de São Cristóvão é atendida em uma casa adaptada
Obras iniciaram em março de 2009 (Fotos:Portal Infonet)
Toda uma população na expectativa de que um dia o Hospital Nosso Senhor dos Passos, localizado no município de São Cristóvão, possa ser inaugurado e salvar inúmeras vidas. A previsão de entrega era de 180 dias, mas os moradores já aguardam há quatro anos. Enquanto a unidade de saúde não é inaugurada, os pacientes são atendidos em uma casa adaptada, o que vem gerando várias reclamações.
“Nós moramos aqui em frente ao hospital há 27 anos e nunca vimos uma situação dessas. Começaram a reforma e não terminam, deixando a população na pior. Dias chegam vários trabalhadores, outros não tem nenhum. Enquanto isso, as pessoas continuam sendo atendidas numa casa. Quem tem dinheiro para pagar táxi vai para o João Alves, quem não tem, morre”, lamenta o aposentado Jorge José de Oliveira.
Hospital funciona em uma casa
“Veja quantas crianças para serem atendidas, sem pediatra, sem estrutura nenhuma. Nós estamos há quatro anos nesta situação. Estou aqui com meu filho queimando de febre aguardando atendimento há um tempão, mas não tem o que fazer, pois é um médico só para atender todo mundo”, reclama Cledinaldo de Oliveira.
“Quando eu estava grávida tinha muito medo de quando desse as dores eu não tivesse meu filho em casa. As obras do hospital começaram há quatro anos, eu ainda noiva e já pensava: quando eu engravidar, vou querer que meu filho nasça aqui na minha terra, onde tenho toda a família. Casei, passei um ano para engravidar e meu filho teve que nascer em Aracaju. Como estava preocupada, passei o final da gestação na casa de parentes na capital e só após 15 dias retornei, mas as preocupações continuam, se meu bebê adoecer, tenho que correr pois aqui não existe qualquer estrutura de atendimento”, desabafa Milena Alves, pedindo para não ser fotografada.
Defasagem
Magna Barroso lamenta situação
A diretora filantrópica do Hospital Nosso Senhor dos Passos, Magna Barroso confirmou que a situação é mesmo difícil. “Nós trabalhamos com apenas um plantonista em uma casa adaptada. O hospital está em reforma há quatro anos e o Governo não entrega, sem contar que a Prefeitura de São Cristóvão não faz o repasse de verbas há 11 meses. Os salários dos médicos estão defasados: recebem R$ 1.200 para um plantão de 24 horas, quando em Aracaju, é R$ 1.800 para um plantão de 12 horas”, destaca.
A assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde informou que “a obra do Hospital de São Cristóvão está em fase de conclusão, tendo iniciado em março de 2009. O prazo de entrega está previsto para o segundo semestre deste ano. A obra de reforma do Hospital São Cristóvão está orçada em R$ 4 milhões e 90 mil reais, com recursos do tesouro estadual. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) repassa mensalmente a quantia de R$ 115 mil reais referente à prestação de serviços para o SUS, realizado pelo hospital que é filantrópico”.     

Por Aldaci de Souza       
fonte: infonet                                                       
Cledson reclama do atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário