segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cartão SUS torna-se obrigatório e prazo para cadastro está se esgotando


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que de acordo com as novas regras implantadas pelo Ministério da Saúde (MS), o cartão SUS torna-se obrigatório para todos, inclusive para os que possuem planos de saúde. O cartão deve ser feito na Unidade de Saúde da Família (USF).
A portaria nº 763, de 20 de julho de 2011, da Agência Nacional da Saúde, determina que o uso do cartão SUS seja obrigatório para todos os cidadãos, inclusive aqueles que possuem algum plano particular de saúde e que não são atendidos diretamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Aracaju, o coordenador da Rede de Atenção Básica, Geison Ricardo, explica como deve ser o procedimento para a confecção do cartão.
“O cartão SUS pode ser feito em qualquer uma das nossas 43 Unidades de Saúde. Para isso, é preciso que a pessoa leve a carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência. Já para os menores de idade, é preciso a Certidão de Nascimento, comprovante de residência e documento de identidade da mãe. Para os casos de 2º via do cartão, estes também são solicitados nas próprias Unidades de Saúde de origem, com a mesma documentação”, informa o coordenador.
O coordenador alerta para que as pessoas não deixem para os últimos dias. "O prazo dado pelos planos de saúde para confecção do Cartão SUS vem gerando um aumento na demanda nas Unidades. Não podemos suspender o serviço ao paciente que precisa de um atendimento para ficar apenas confeccionando o cartão. Para evitar transtornos e tumulto de último, orientamos que as pessoas se antecipem e procurem logo a Unidade de Saúde", explica Geison.
 
Fonte: Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário