terça-feira, 29 de maio de 2012

Um terço dos nossos alimentos contém resíduos agrotóxicos.


Brasil lidera o ranking mundial no consumo de agrotóxicos.
Tricampeão! Tricampeão! Eis um título do qual deveríamos nos envergonhar. Pelo terceiro ano consecutivo o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), um terço dos alimentos consumidos pelos brasileiros está contaminado com resíduos agrotóxicos.
De 2000 para cá, o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93%, o que já é um número alto, mas o brasileiro foi além, e aumentou 190%. Segundo a pesquisa, 20% do consumo agrotóxico mundial está no Brasil. Ou seja, um único país é responsável por um quinto do consumo mundial de agrotóxico. Acho que outros países devem pensar, no mínimo, que somos suicidas.
Esses altos índices são extremamente agravantes para nossa saúde. O consumo prolongado de alimentos contaminados por agrotóxico ao longo de 20 anos pode provocar doenças como câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais. Me responde então: quem tem mais de 20 anos, como eu, e vem comendo hortaliças todos os dias, quais as chances de desenvolver algum dos problemas acima? Infelizmente, grandes chances.
O relatório me deixou preocupado também com a quantidade de agrotóxico que passa para o leite materno. Uma criança em fase de formação recebendo "veneno" pode desenvolver sérios problemas precocemente.

fonte: Itnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário