quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quais os tipos de seguro de vida existentes?


Os principais tipos de seguro de vida que você encontrará no mercado são:
  • Coletivos: podem ser adquiridos quando você faz parte de um grupo, são mais baratas e geralmente não preveêm poupança. Mensalmente, você ou o estipulante é debitado, se interromper o pagamento do prêmio, deixa de estar coberto pelo seguro de vida. Geralmente, são contratos válidos por 12 (doze) meses, podendo ser renovados a critério das partes. Para os seguros de vida em grupo a companhia entrega a cada segurado um certificado individual de cobertura e a apólice é entregue ao tomador/contratante.
  • Individuais: geralmente são de custos bem mais elevados e podem ser mais ou menos sofisticados, dependendo do tipo (risco e/ou resgatáveis). Os seguros de vida individuais não são renováveis, o preço é acertado pelo segurador pelo período que você o contratar. Para os seguros de vida individuais, a companhia contratada fica obrigada a entregar a você uma apólice de seguros.
  • Vida resgatável: neste caso você paga (prêmio do risco de morte) e, também, paga um excedente de prêmio com vistas a formar "poupança". Esta poupança pode ser resgata total ou parcialmente. Em geral os seguros resgatáveis são contratados por um período mais extenso (10, 15, 20 ou mais anos), exatamente para formar poupança. Porém caso você necessite poderá resgatar parcial ou totalmente.
  • Existem seguros profissionais que cobrem invalidez temporária, trata-se de um seguro que pagará uma indenização caso você tenha que parar de trabalhar devido a uma doença ou impedimento médico.
  • O seguro de vida individual cobre morte ou sobrevivência de um único segurado, mas vale também para casais ou sócios.
Fonte: Dinheiro Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário