terça-feira, 25 de agosto de 2015

Plano de Saúde para Microempreendedores agora você esta seguro.

Os microempreendedores ganham cada vez mais espaço no Brasil. Com o modelo de negócio legalizado a partir de 2009, os trabalhadores autônomos se exergam em meio a um mundo de oportunidades e benefícios. Com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), os microempreendedores podem usufruir, por exemplo, dos planos de saúde para essa categoria.
Entre os benefícios que as operadoras de saúde oferecem para esses empreendedores estão os preços da mensalidade que chegam a ser aproximadamente 35% mais baixos que planos individuais e familiares, maior amplitude de serviços e de dependentes do plano. Todas as empresas que disponibilizam o serviço, levam em conta o perfil da classe e, justamente por esse motivo, apresentam planos compatíveis.
plano-de-saude-para-microempreendedores
Até 2014, mais de três milhões de trabalhadores formalizaram negócios através do modelo de microempreendedorismo e a maioria, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), contratou um plano. Tanto é que a adesão aos planos de saúde para microempreendedores é a que mais cresce no Brasil atualmente e, consequentemente, os benefícios aumentam na mesma proporção.
Entenda um pouco mais como funciona esse sistema e analise todos os pontos abaixo antes de contratar um plano avulso para você e, quem sabe, para sua família ou colaboradores.

Por que é seguro ter um plano de saúde para microempreendedores?

Os microempreendedores têm muitos desafios, principalmente por comandarem empresas pequenas, muitas vezes no início dos trabalhos. É preciso se preocupar com o sucesso de vendas, metas, resultados e com o crescimento da microempresa. Todo o seu histórico profissional depende diretamente da sua organização junto à esses fatores.
Algo que impacta diretamente no sucesso de uma empresa é a motivação e as boas condições de trabalho dos funcionários. E um bom empreendedor não se preocupa somente com as vendas, como também na satisfação dos trabalhadores que vão ajudar nos bons resultados.
Algumas pesquisam mostram que um dos fatores que fazem com que os funcionários permaneçam em empresas são os benefícios concedidos a eles. Um deles é o plano de saúde, que garante não somente boas condições de saúde aos envolvidos na empresa, mas também segurança de permanência e resultados efetivos.
Hoje já é maioria, o número de empresas brasileiras que oferecem planos de saúde parcialmente, ou integralmente aos funcionários. Para os trabalhadores, ter esse auxílio saúde, com assistência médica de qualidade, é tão atrativo quanto bons salários.
Pesquisas da ANS mostram ainda que a qualidade de vida e a saúde de todos os envolvidos em uma empresa nunca foram levados em consideração como são agora. Isso se dá porque o sistema público de saúde está cada vez mais precário e mais longe de oferecer um atendimento hospitalar e ambulatorial de qualidade. Por isso, a saúde física e o equilíbrio entre ela e a mente garantem a segurança aos microempreendedores. É sempre mais vantajoso que o funcionário esteja bem de saúde e feliz, gerando um benefício mútuo para a organização.
Pensando nisso, microempreendedores que não investiam em planos de saúde por terem empresas pequenas começaram a mudar de comportamento sobre essa questão, já que o afastamento de funcionários devido a problemas de saúde pode causar prejuízos aos negócios, ainda mais em microempresas, onde a falta de uma pessoa já faz muita diferença. Sem o plano de saúde, a microempresa corre um risco maior de desfalque com as longas esperas nas filas do serviço público, por exemplo.
Com a máxima “funcionário doente, empresa doente”, as pequenas empresas analisam e encontram, cada vez mais, vantagens em contratar um plano de saúde para mandar o funcionário saudável e motivado para produzir ainda mais. Além da garantia de saúde e de bem-estar, os funcionários beneficiados pelos planos de saúde para microempreendedores possuem mais dois benefícios. O primeiro é que em caso de desligamento da empresa sem justa causa, o plano pode ser mantido por um período entre seis meses e dois anos, dependendo da operadora contratada, desde que as mensalidades sejam pagas em dia.
A segunda segurança é que os serviços de saúde privados podem ser usados imediatamente após a adesão ao plano, sem o período de carência que outras categorias, como individual e familiar. Sabe-se também que o mito das carências dos planos de saúde é sempre levado em conta, por isso faz toda diferença.

Operadoras que oferecem planos de saúde para microempreendedores

Segundo a ANS, mais de 90% das operadoras de saúde já oferecem planos para microempreendedores, justamente por causa dessa preocupação e do aumento da demanda. Se você é um microempreendedor e quer desfrutar dos benefícios e da segurança que um plano de saúde traz, confira quais operadoras podem ser pesquisadas por oferecerem o serviço:
Amil, Bio Saúde, Bio Vida, Classes Laboriosas, Amil linha Dix, Golden Cross, Greenline, Health Santaris, Intermédica, Lincx, Marítima Saúde, Amil linha Medial, Next Seisa, One Health, Ômega Saúde, Plena Saúde, Unimed, Allianz, Ameplan, Biolife Saúde, Bradesco Saúde, Garantia de Saúde, Life Empresarial, Med Tour, Medical Health, Medisanitas, Notredame Seguros, Santamália Saúde, São Cristovão Saúde e SulAmérica Saúde.
(os dados são do site da ANS)
Todas essas operadoras acima oferecem plano de saúde a microempreendedores com direito a adesão de membros da família do microempreendedor e dos funcionários que também contratarão o plano.
O número máximo e mínimo de pessoas que podem ser adicionadas depende da política interna de cada operadora, no entanto o número mínimo varia entre duas e três vidas. Os planos empresariais jamais cobram apenas uma pessoa. É preciso ter dependentes e mesmo em microempresas de apenas duas pessoas, é possível incluir os familiares e dependentes, assim como nos planos familiares regulares.

Como funciona um plano de saúde para microempreendedores?

Os planos de saúde para microempreendedores podem ser contratados apenas por microempresas com CNPJ ativo na Receita Federal. Como dito anteriormente, para adquirir um plano de saúde deste tipo é preciso no mínimo duas, ou três pessoas adicionadas, já que não há planos empresariais disponíveis para apenas uma pessoa. O microempreendedor que não quiser adicionar dependentes deve contratar um plano individual, ou do sindicado ou entidade que representa a sua função.
Os planos de saúde empresariais oferecem toda a cobertura que os planos comuns oferecem, como a cobertura médica, ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, odontologia e acomodação em enfermaria. Ao investir um pouco mais de dinheiro em planos para microempreendedores mais completos, os serviços podem aumentar e os benefícios como acomodação em quarto privativo, resgate aéreo, desconto em medicamentos e atendimento em hospitais de referência podem ser adquiridos.
Para pesquisar qual o melhor plano para o seu tipo de microempreendedorismo, há alguns meios: o interessado pode buscar por informações nos sites da ANS, das próprias operadoras, em pesquisas de mercado e até por indicação pessoal. Você encontra nos sites de todas as operadoras que citamos acima, informações sobre adesão e condições para esse perfil de plano de saúde.
Tanto em plano de saúde para microempreendedor como para qualquer outro tipo de público, é preciso levar em consideração o histórico de saúde dos beneficiados, os serviços que a operadora de saúde oferece, a cobertura e a abrangência do plano. Não leve em consideração apenas o preço, mas sim o custo/benefício, ainda mais em pacotes mais baratos, como os empresariais.
Vale lembrar que os planos de saúde para microempreendedores são os menos burocráticos. Com a ajuda de um corretor, o microempreendedor vai precisar apenas dos documentos pessoais, do CNPJ ativo e dos documentos que comprovem o trabalho da microempresa e quantos funcionários serão beneficiados com o novo plano. O controle das mensalidades e dos serviços adicionais requisitados fica todo com a operadora de saúde e com o corretor.

Por que vale a pena contratar um plano de saúde para microempreendedores e garantir a segurança do benefício?

O capital humano é bem mais precioso que resultados financeiros, mesmo estes sendo muito importantes e essenciais em microempresas que precisam crescer e se estabelecer no mercado. No entanto, não se pode colocar os produtos e o dinheiro na frente da equipe e de seus dependentes, já que os resultados só serão bons se o time de funcionários estiver igualmente bem.
Para uma boa produção, a saúde, o bem-estar físico e o corpo de todos os envolvidos devem estar em perfeitas condições. Para garantir isso, é preciso garantir um bom plano de saúde que assegure a todos, já que o serviço público pode deixar na mão e desapontar, devido a falta de médicos, de tecnologia, de estrutura necessária e de leitos.
Com a garantia de um atendimento médico avançado e de qualidade, a segurança da microempresa, em diversos aspectos, é igualmente garantida. A segurança de manter funcionários contentes com as condições de trabalho, a segurança de não ter desfalque na equipe por problemas de saúde e descontentamento, a segurança de um capital financeiro bem aplicado em operadoras de saúde que garantem o serviço exigido, entre outros aspectos que devem ser levados em conta. O plano de saúde para microempreendedores garante também a saúde da microempresa, reforçando a segurança de um crescimento e de um reconhecimento mais rápido no mercado.
Ficou mais fácil agora contratar um plano para sua microempresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário