quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Plano de saúde: o melhor investimento para a sua família

A saúde é uma das áreas da vida que pede mais atenção e cuidado. Quando os membros da família depositam essa questão em suas mãos, a cautela deve ser redobrada. Para garantir atendimentos médicos e cuidados preventivos certos e de qualidade, o plano de saúde pode ser seu melhor amigo e o melhor investimento na sua vida familiar, já que a vida e o bem-estar dos seus entes queridos devem ser assegurados.
Sendo assim, saiba quais são as vantagens de se contratar um plano de saúde familiar e quais passos tomar para que a escolha seja feita de forma correta e com consciência. Dessa forma, você faz um investimento com segurança e tem o serviço que precisa e quando precisar.

Qual a necessidade de um plano de saúde?

Não é segredo para ninguém que o Sistema Único de Saúde (SUS) está sucateado e não consegue atender, com qualidade e rapidez, toda a demanda de pacientes em todo o Brasil. Os planos de saúde se popularizaram em meio à população brasileira há poucas décadas, como uma alternativa às longas filhas de espera da saúde básica ultrapassada.
Os planos, então, surgiram com a promessa de um atendimento médico em hospitais, clínicas e leitos bons e atualizados que garantem o conforto do paciente. Portanto, contar com esse benefício é garantir sua proteção e de sua família em casos de doenças graves, inesperadas, ferimentos causados por acidentes, ou até mesmo em procedimentos de rotina corriqueiros e cuidados de prevenção. Todos esses atendimentos seriam muito caros se fossem feitos de maneira particular, e esse motivo já seria uma justificativa à adesão a um plano de saúde.
A Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão que regula todos os planos de saúde do país, reconhece também que existe uma relação direta entre a contratação de um convênio médico e uma assistência médica melhor. Um dos motivos para isso é que foi comprovado que as pessoas que possuem planos de saúde, e suas respectivas famílias, frequentam o médico regularmente, auxiliando no processo de prevenção a doenças e estreitando laços com o profissional de saúde.
Sendo assim, o objetivo do convênio de saúde é ajudar o cliente a pagar pelos tratamentos e atendimento ao mesmo tempo em que garantem um serviço de qualidade particular.
O plano de saúde certifica que a família assegurada tenha a tranquilidade de saber que, sempre que precisar, o convênio terá o controle da situação. Por isso é necessário que não se espere até que alguém de sua família fique gravemente doente para fazer tal investimento e contratar um plano.

Como escolher um plano de saúde para toda a família

Felizmente, com o aumento de usuários de planos de saúde, as operadoras ficaram mais criteriosas e atentas às demandas dos consumidores e do seu papel de decidir sobre a importância de um plano de assistência à saúde. Essa exigência maior por parte dos beneficiados também auxiliou na prestação de contas por parte das operadoras, ficando mais fácil encontrar informações sobre custos e qualidade do atendimento, por exemplo. Com essas informações claras, o processo de pesquisa para escolher um bom plano de saúde para a sua família está mais ágil.
ANS fez uma pesquisa comparando os anos em que se teve maior diferença de qualidade entre as operadoras de saúde: Em 2011, 62% das operadoras tiveram uma boa avaliação, ou seja, das 1.239 operadoras analisadas, 735 tiveram notas adequadas. Em 2010 esse número era de 31%, ou a metade verificada em 2011.
Quanto ao número de operadoras que receberam notas ruins, esse número caiu de 383 em 2010 para 54 em 2011. Esses dados mostram com clareza o controle de qualidade que os consumidores e a fiscalização impõem sobre as operadoras de saúde. Na hora de fazer o investimento no plano certo para a sua família, vale a pena dar uma olhada nesses dados e descartar as operadoras com notas ruins, por exemplo.
Antes de contratar um plano, então, levante dados sobre o histórico de saúde de todos os membros de sua família que vão se beneficiar com o convênio e compare-os com os serviços ofertados, abrangência de atendimento, etc. Veja se algum membro da família tem alguma doença grave que necessite atendimento especial, se internação em quarto separado e com acompanhante é necessária, se é preciso incluir atendimento odontológico e obstetrício. Por exemplo, se um casal decide contratar um plano familiar e pretende ter filhos, o plano de saúde adequado é aquele com essa cobertura obstetrícia. O histórico futuro de saúde também deve ser levado em consideração. Só assim você conseguirá um convênio que atenderá todas as necessidades familiares.

Situação financeira

Antes de escolher definitivamente o plano de saúde que sua família irá usufruir, é preciso avaliar o orçamento familiar, já que o investimento nas mensalidades do plano serão uma despesa fixa e importante, que não pode ser atrasada, ou descartada. O compromisso com o pagamento das mensalidades do convênio deve ser obrigatório, ou a família pode correr o risco de perder o benefício.
Por isso, faça uma estimativa com os preços das operadoras pesquisadas e considere todas as outras despesas familiares para ter certeza que o investimento será arcado com tranquilidade. Afinal, se o plano é a garantia de sossego quanto à saúde de sua família, para que arrumar uma dor de cabeça a mais com o pagamento?

Vantagens de ter um plano familiar e não individual

A maior parte dos usuários de planos de saúde consegue o benefício através de seus chefes, da empresa em que trabalham, ou dos sindicatos de suas categorias. Esses convênios são chamados de coletivos, ou empresariais. No entanto, nem todo mundo pode ter um plano dessas categorias, já que são autônomos, estudantes, ou desempregados, por exemplo. A opção para essas pessoas é contratar um plano familiar, ou individual.
Então, por que contratar um plano de saúde para toda a família e não um individual para cada um?

Vantagens financeiras

O plano familiar tem um ajuste certo e regulado pela ANS. Esse reajuste costuma ser inferior ao reajuste que pode ser fixado pela operadora. Além disso, ele tem uma proteção de proibição de cancelamento de contrato pela operadora.
Já os planos individuais terão o maior reajuste dos últimos 15 anos e isso tem se tornado uma preocupação para os usuários dessa categoria, que já têm de arcar com o aumento no preço em vários outros setores, por causa da inflação acumulada. O reajuste do plano individual será só mais um, já que a ANS divulgou, em junho, a autorização para um aumento de 13,55% nas mensalidades dessa categoria.
Esse reajuste ultrapassa a inflação atual e o reajuste do ano passado, que foi de 9,65%. Para fazer esse cálculo, a ANS considerou a média do reajuste aplicado em planos de saúde coletivos com mais de 30 beneficiários. No entanto, os planos coletivos não têm aumentos regulamentos por nenhum órgão e é determinado através acordo entre empresa e seguradora.
Outra explicação para esse aumento é que, em 2014, foram adicionados mais procedimentos obrigatórios nos planos de saúde, entre eles estão 50 novos exames, cirurgias e consultas e 37 medicamentos para atendimento domiciliar.
O aumento da demanda também foi registrado no número de usuários de planos de saúde e de novas tecnologias na área médica.
Cerca de 8,5 milhões de clientes que possuem plano de saúde individual contratado depois de 1999 vão ser atingidos pelo reajuste abusivo.

Vantagens pessoais

Mesmo que o financeiro seja um dos fatores que mais influenciam os clientes a contratar um plano de saúde, segundo pesquisa da ANS, há outras vantagens, dessa vez pessoais, em contratar um convênio familiar e não individual.
Uma delas é proteger todos os entes queridos com um convênio que garante atendimento hospitalar e ambulatorial de qualidade. Os planos de saúde familiares garantem a você e a sua família (que são os cônjuges e dependentes legais, como filhos, por exemplo) uma rede de hospitais e clínicas credenciadas amplas e diversificadas, que atente a todo o tipo de emergência e necessidade.
Vale lembrar, no entanto, que o histórico de saúde dos membros da família e necessidades futuras de acréscimos de serviços devem ser levado em consideração e o interessante é um plano que permita isso, já que podem nascer outros filhos, ou surgir uma doença inesperada em algum beneficiado.

Inclusão de membros da família em planos empresariais e coletivos

Os planos de saúde coletivos e empresariais são aqueles que oferecem cobertura de atendimento médico a funcionários vinculados à pessoa jurídica, através de contratos empregatícios, estatutários, classistas, ou setorial, como sindicatos, associações e conselhos profissionais.
Se esse é o seu caso e a empresa em que você trabalha já oferece um bom plano de saúde, não há razão em se desvincular dele para aderir a um plano de saúde familiar.
Isso porque, através de decisão da ANS, os planos coletivos e empresariais oferecem – e devem oferecer – a possibilidade de adesão de dependentes, como cônjuges e filhos. Dessa forma, os dependentes podem usufruir dos mesmos benefícios que você, funcionário beneficiado, através do pagamento de uma taxa de adesão nas mensalidades regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário